Principais Considerações Para Decidir Entre Comprar um Apartamento na Planta ou Pronto
Os condomínios são atraentes para muitos compradores de imóveis por várias razões. Eles normalmente oferecem comodidades de luxo, localização privilegiada, vistas deslumbrantes, serviço de concierge e segurança 24 horas por dia. As vendas de apartamentos continuam a representar uma grande parte das transações imobiliárias. Existem geralmente dois tipos de cenários de compra quando se trata de apartamentos em condomínios – na planta e pronto para morar. Este artigo discutirá a diferença entre os dois e as vantagens e desvantagens das compras de apartamentos na planta e por meio de revenda.
Como o termo sugere, as vendas de apartamentos na planta consistem nas vendas realizadas diretamente pela incorporadora do projeto antes de o condomínio ser construído. Na verdade, a maioria das vendas na planta é realizada antes do início da construção. A revenda, por sua vez, descreve compras de unidades de condomínio que já foram concluídas, por um vendedor que não seja a incorporadora do empreendimento imobiliário.
As vendas na planta trazem algumas vantagens, mas também podem representar certos riscos. Uma vantagem das vendas na planta que é atraente para muitos compradores é o fato de que a propriedade é nova e nunca foi ocupada. A desvantagem disto é que a propriedade não foi ocupada anteriormente e, por isso, por vezes, podem existir defeitos ou vícios ocultos, os quais teriam sido descobertos e corrigidos se a propriedade tivesse sido ocupada antes. Outra vantagem das vendas na planta é o potencial de valorização da propriedade entre a assinatura do contrato e a entrega (em inglês, “closing”) do imóvel. Em um mercado imobiliário forte, os preços de um imóvel na planta podem ser potencialmente menores do que o valor da propriedade após sua conclusão e entrega. No entanto, se os valores de imóveis diminuírem durante a construção do projeto, no momento da entrega, o valor de mercado do apartamento poderá ser menor do que o preço de compra, e o comprador ainda terá que pagar o preço de compra original. Outros riscos são que o projeto pode não ser concluído ou estar sujeito a atrasos e não ser entregue no prazo previsto. Pode levar vários anos até que um projeto de condomínio seja concluído, sendo que durante este período o investimento do comprador é mantido em depósito ( “escrow”). Embora muitas vezes os depósitos do comprador sejam devolvidos caso o projeto falhe ou não seja concluído, o comprador perderá o benefício do uso dos fundos depositados junto à incorporadora e também poderá ter perdido uma oportunidade de comprar um imóvel diferente.
As revendas também possuem suas próprias vantagens e desvantagens. Uma vantagem das revendas é que o preço de compra pode refletir com mais precisão o valor de mercado atual. Como normalmente não existe um grande período de tempo entre a assinatura do contrato e a entrega do imóvel no contexto da revenda, há poucas chances de que o mercado flutue significativamente. Uma desvantagem das revendas é que, ao contrário do que ocorre nas vendas de imóveis na planta, provavelmente haverá apenas algumas unidades disponíveis em um determinado edifício, e o comprador não terá a opção de escolher acabamentos e acessórios personalizados. Outra desvantagem é que a propriedade foi anteriormente ocupada e pode mostrar alguma deterioração ou desgaste. Um ponto positivo de comprar uma unidade em revenda é que eventuais defeitos ou problemas já teriam sido identificados e haveria menor risco de descobrir um defeito oculto mais tarde. Os custos de entrega (“closing costs”) para imóveis comprados prontos são frequentemente consideravelmente inferiores do que para imóveis na planta. No caso de imóveis na planta, além do preço de compra, o comprador deve pagar uma taxa cobrada pela incorporadora que geralmente corresponde a 1,75% do preço de compra, pagar antecipadamente pelo menos um mês de taxas de condomínio e fazer um aporte para as reservas do condomínio. Dependendo do tipo de projeto, esse valor pode chegar a vários milhares de dólares de custos adicionais.
Ao comprar qualquer tipo de imóvel, há muitos fatores que devem ser analisados. É sempre prudente consultar os profissionais e consultores adequados para determinar o tipo certo de transação que atenda às necessidades individuais de cada um.