Legalidade de Companhias Offshore
Em virtude de sua utilização para fins ilícitos por vários políticos, o termo “offshore company” sempre teve uma conotação negativa no Brasil. Tal se agravou em virtude das publicações dos assim chamados “Panama Papers”, as informações de cerca de 200.000 offshores formadas pelo escritório de advocacia panamenho Mossack & Fonseca. Em nada ajudou o fato, amplamente noticiado, que dezenas das companhias formadas pela referida empresa foram utilizadas para fins ilícitos, por pessoas de reputação duvidosa. Para piorar ainda mais, como se fosse possível, no Brasil, inúmeros políticos e empresários enredados em investigações criminais tiveram seus nomes ligados aos “Panama Papers”.
Apesar da imensa maioria das companhias offshores ser utilizadas para fins lícitos, e constem das declarações de renda dos seus proprietários, os Panama Papers elevaram vertiginosamente a má-fama das offshores, no Brasil e no mundo.
Para entender o próposito e a legalidade de companhias offshore, é necessário primeiro entender o significado do termo. A expressão “companhia offshore” se refere à uma empresa cujo local de incorporação é diferente do local onde tal empresa terá operações, ou diferente do local de residência, domicílio, ou nacionalidade de seus donos. Literalmente, a palavra offshore significa fora da costa. O bom senso diz que prima facie não existe nenhumailegalidade em participar de empresas estrangeiras.
Outra expressão com conotação bastante negativa, que gera tantas controvérsias quanto offshore, é “paraíso fiscal”. Paraíso fiscal é uma jurisdição que optou por não impor nenhum tipo de imposto sobre atividades realizadas dentro de suas fronteiras. Ou seja, por uma decisão governamental e administrativa, certos países simplesmente não cobram imposto de renda, imposto de doação, ou imposto de transmissão causa mortis. A decisão de um governo em não impor obrigações de pagamento de impostos não torna as operações dentro de tal país como ilegais ou fraudulentas.
A utilização de offshores formadas em paraísos fiscais não é ilegal
Existem diversas razões para utilizar offshores formadas em paraísos fiscais:
Comprar Imóveis em Outros Países
Geralmente, estrangeiros utilizam empresas locais para adquirir o título de imóvel localizado em outro país. Em algumas ocasiões, as leis locais não permitem que estrangeiros comprem propriedades na pessoa física, e a utilização de companhias offshore é a única alternativa. Por exemplo, no México, pessoas físicas estrangeiras não podem constar no título de imóveis localizados em uma distância de até 50 kilometros da costa.
Nos Estados Unidos, é recomendável que estrangeiros adquiram imóveis através de estruturas que envolvam companhias americanas e companhias incorporadas em paraíso fiscal para evitar a incidência de impostos de renda adicionais e o imposto de transmissão causa mortis, cuja alíquota pode chegar a 40% do valor de mercado do imóvel na data de morte do proprietário.
Proteção Patrimonial
Companhias offshore oferecem proteção patrimonial à um custo relativamente baixo. Estruturação de empresas offshore em jurisdições que não impõem impostos oferece proteção patrimonial com um com um custo-benefício excelente para o dono.
Operar um Negócio
As vezes, é necessário ou mais benéfico incorporar uma empresa offshore para operar um negócio. Incorporação de operações em um outro país pode diminuir custos e tributos, e facilitar movimentação de produtos e serviços.
Evitar o Processo de Inventário
Companhias offshore incorporadas em paraísos fiscais são um excelente veículo para planejar e implementar a sucessão do patrimônio em nome da empresa. Geralmente, o planejamento sucessório através da offshore elimina o processo de inventário e elimina a necessidade dos herdeiros esperarem anos para receber a posse do patrimônio.
A divulgação dos “Panama Papers” foi importante ao expor determinadas atividades ilegais conduzidas por alguns indivíduos. Mas é importante lembrar que estes indivíduos são uma exceção e não a regra. Offshores proporcionam um excelente mecanismo de proteção e conservação patrimonial.
A Barbosa Legal é um escritório de advocacia internacional localizado na histórica Lincoln Road, no coração de Miami Beach, Flórida. O foco principal da empresa é ajudar os cidadãos internacionais que desejam investir nos Estados Unidos, especificamente navegando nas complexidades dos códigos fiscais dos Estados Unidos e como eles interagem com as leis internacionais.
A equipe da Barbosa Legal tem ampla experiência em negociação, elaboração e aplicação de todos os documentos e acordos de transação. Ela ajuda com o planejamento para implicações fiscais futuras, criando contratos de transação aplicáveis, explicando moedas e condições econômicas, e a capacidade de registrar empresas em vários países.
Os advogados da Barbosa Legal são capazes de oferecer serviços jurídicos abrangentes para um grupo diversificado de empresas e indivíduos, que vão desde empreendimentos start-up a empresas internacionais estabelecidas. O conselho é personalizado e permite aos nossos clientes dirigir empresas de negócios, obter financiamentos, manter um estatuto jurídico e criar uma vantagem competitiva.
Entre em contato conosco na Barbosa Legal para discutir as melhores alternativas para sua situação em particular.