Desenvolvimento em expansão no Condado de Miami-Dade traz novas oportunidades para investidores


Nos últimos anos, grandes projetos como o “Brickell City Center” e o “Met Projects” mudaram a paisagem e o horizonte de Brickell e do centro de Miami. O “Miami World Center” dá continuidade a essa tendência. “Miami World Center” é um projeto grandioso que abrange 27 acres (aproximadamente 11 hectares). Quando concluído, terá mais de 300 mil pés quadrados (aproximadamente 28 mil m²) de torres comerciais, apartamentos e lojas, além de um hotel com mais de 1.500 quartos e um condomínio com apartamentos de luxo.

Considerando que se torna cada vez mais difícil encontrar terrenos disponíveis nas áreas de Brickell e no centro da cidade, empreendedores procuram por áreas anteriormente inexploradas no Condado de Miami-Dade, a fim de desenvolver projetos de grande escala, que resultarão em empregos e crescimento econômico nas comunidades, bem como em oportunidades de investimentos, especialmente no setor imobiliário.

Um terreno de 174 acres (70 hectares) entre a I-75 e a rodovia estadual Florida Turnpike, no limite do Condado de Miami-Dade, é o local planejado do projeto de 4 bilhões de dólares do American Dream Mall. Quando concluído, ele será o maior shopping do país, com mais de três milhões de pés quadrados (aproximadamente 278 mil m²) de espaço comercial. Além da profusão de lojas e restaurantes, o projeto inclui um hotel de 2.000 quartos, com pista de esqui coberta, cinema, parque temático, montanha-russa, parque aquático e um teatro do Cirque du Soleil.

Um antigo depósito de lixo tóxico no norte de Miami está programado para se tornar o SoLe Mia, um megaprojeto de uso misto. O terreno, de 184 acres (aproximadamente 74 hectares), no Biscayne Boulevard, ao norte de Miami, era antigamente um “super fund site”. Um “super fund site” consiste em um terreno designado pela Agência de Proteção Ambiental (“Environment Protection Agency” ou “EPA”) como uma área que se encontra de tal maneira contaminada, a ponto de representar riscos para a saúde humana ou para o meio ambiente. Através de esforços de remediação supervisionados pela EPA, o local agora está seguro para ser desenvolvido. Os planos para o SoLe Mia incluem mais de 10 torres residenciais, contendo mais de 4.000 unidades e mais de um milhão de pés quadrados de espaço destinado ao comércio, incluindo uma loja CostCo de 160.000 pés quadrados (aproximadamente 15 mil m²).

Embora os próprios projetos, sem dúvida, ofereçam muitas opções de investimento imobiliário, algumas das melhores oportunidades podem estar do lado de fora. As áreas vizinhas verão um crescimento residencial e comercial impulsionado pelo aumento do tráfego e da exposição que os projetos trazem. No caso do American Dream Mall, prédios de apartamentos, mercearias e shoppings começarão a surgir nos arredores dos projetos, no que antes era uma área inexplorada e ainda não desenvolvida. A área em torno do projeto SoLe Mia verá, muito provavelmente, um aumento de atividades e de interesse significativo, à medida que mais pessoas forem atraídas para a comunidade. Edifícios mais antigos tornar-se-ão atrativos a desenvolvedores que desejem reformar propriedades a fim de acompanhar as mudanças na vizinhança. Esses cenários apresentam oportunidades únicas para investimentos imobiliários. Investir no setor imobiliário em áreas desvalorizadas, mas em crescimento ou em desenvolvimento, pode ser um bom modo de obter uma propriedade rentável ou diversificar um portfólio imobiliário.

Há muitos fatores a serem considerados ao se investir em imóveis relacionados a um projeto planejado. Embora tais projetos possam ser planejados ou aprovados em algum nível, pode levar meses ou anos até que se conclua o processo final de planejamento e aprovação. É importante consultar profissionais apropriados, ao considerar um investimento imobiliário. Barbosa Legal possui advogados especializados em direito tributário e imobiliário, capazes de oferecer aconselhamento a uma ampla gama de investidores no setor imobiliário comercial e residencial.