Baixas Taxas De Juros Estimulam A Tomada De Empréstimo E O Refinanciamento Imobiliário


As taxas de juros de financiamento imobiliário têm caído consideravelmente nos últimos meses, e são as mais baixas dos últimos três anos. Este é um bom momento não só para um financiar a compra de um imóvel, mas também para refinanciar contratos assinados até 2018.

Embora as taxas tenham sofrido um aumento no primeiro trimestre deste ano, elas começaram a cair a partir de maio. Em julho, a taxa de um empréstimo imobiliário com taxa fixa de 30 anos havia caído de 4,54% para 3,75%, se comparado ao mesmo período no ano de 2018. A redução continuou e, em 26 de setembro de 2019, a mesma taxa fixa de 30 anos se encontrava em 3,64%.

Previsivelmente, durante esse período, houve um aumento nas vendas de imóveis e na tomada de empréstimos imobiliários. As taxas decrescentes também levaram àqueles que já possuíam um empréstimo imobiliário vigente a refinancia ou tomar uma nova linha de crédito.

Contudo, a decisão sobre refinanciar um imóvel vai além da consideração da taxa que será obtida. Existem diversos fatores a serem considerados ao decidir pelo refinanciamento, tais como, se a atratividade de uma taxa de juros reduzida não é compensada pelos custos de obtenção do empréstimo.

A Barbosa Legal possui uma equipe de advogados experientes que atuam nas áreas de bens imobiliários, tributação, planejamento patrimonial e contabilidade, que podem prestar a devida assistência e aconselhamento na estruturação ideal de uma nova transação de empréstimo ou de refinanciamento, para melhor beneficiar e proteger o tomador individual.

Maria Moller